Friday, March 20, 2015

total eclipse of the heart

Friday, March 20, 2015

Nesta madrugada tivemos o primeiro eclipse solar total do ano. Infelizmente, pouquíssimos lugares do planeta puderam ver com seus próprios olhos. Como fazia quase 20 anos que eu não via um eclipse solar total (!), programei o despertador para me acordar às 5:30 para ver este espetáculo cósmico. Aproveitei para fazer uns screenshots e compartilhar aqui. As imagens são da broadcast do observatório Slooh, com câmeras em Svalbard, Noruega e nas ilhas Faroe, Islândia. 



Eric Edelman é um produtor do observatório Slooh, que narrrou as 3 horas de eclipse! Na imagem acima, os pontos A e B marcam na terra (Faroe) onde seria o começo e fim do eclipse. Infelizmente o céu estava totalmente nublado em Faroe, então ficamos somente com as images de Svalbard. 


A lua começando a cobrir o sol. Aqui o sol parece meio alaranjado por conta do filtro de luz branca que foi usado para que ningu[em ficasse cego. :)


A transmissão inteira demorou 3 horas, e a tela mostra a contagem regressiva para o eclipse total.


Sol minguante!


Paul Cox era o correspondente da Islândia.


Quase lá!


Poucos segundos para o eclipse!


6 segundos para cobertura total. Sem filtro na câmera. Creio eu que seja a cor verdadeira so sol.


MARAVILHA! Confesso que na hora em que tiraram o filtro de luz branca eu me emocionei e derramei umas lágrimas!

 
A lua cobriu o sol por quase 2 minutos, considerado bastante tempo para um eclipse. Reparem na corona ao redor do sol, o que é impossível ver (sem ser durante um eclipse) porque a luminosidade do sol é tão intensa que encobre os "raios".


Essa "minhoca" branca na tela era da lentidão da internet... estragou a imagem um pouco. Este imagem é chamada de "anel de diamante". Acho que não preciso explicar o porquê. 


Um pouquinho da luz do sol -- foto sem filtro.


E a lua se foi...


Outro observatório, com nuvens...


LINDO!


Anel de diamante fenomenal!


Esta imagem é de um eclipse de 2006, para mostrar a sombra da lua projetando sobre a terra (é por isso que escurece tudo!)


No comments:

Post a Comment

s t a r d u s t m o o n c h i l d © 2014